Instalação do Pro Tools 10 em Windows

Vou descrever a minha experiência de instalação do PT10 no meu Windows 7 e também no meu Windows 8. Depois que instalei seguindo esta sequência de ações, não tive mais problemas com o programa. Espero que seja assim também com você.

1) Se você já tem o Pro Tools instalado no seu Windows e está dando problemas, desinstale-o.

2) Recomendo que baixe na internet o aplicativo chamado “CCleaner”. No Baixaki é sempre um dos mais baixados. Instale-o no seu computador antes de reinstalar o Pro Tools.

3) Com o CCleaner instalado, vá na aba “Registro” e clique em “Procurar Erros”. Atenção, faça isso APÓS desinstalar o Pro Tools. Se ainda não instalou o Pro Tools 10 pela primeira vez na sua máquina, esqueça o passo 3.

Quando o CCleaner terminar a operação “Procurar Erros” no registro do seu windows, clique em “Corrigir Erros Selecionados”. Abrirá um diálogo perguntando se deseja fazer uma cópia das alterações de registro, escolha SIM. Abrirá uma janela apontando para a pasta “Documentos”, clique em “Salvar”.

Em seguida clique em “Corrigir todos os erros”, depois feche o diálogo, feche o CCleaner e reinicie o seu Windows.

Após reiniciar o Windows…

4) Vá ao painel de controle e digite “Criar” e já aparecerá alguns resultados da pesquisa. Clique em “Criar ponto de restauração”. Abrirá um diálogo chamado “Propriedades do sistema”. Na aba “Proteção do sistema” escolha o último item: “Crie um ponto de restauração agora para as unidades com proteção de sistema ativada”. Clique em “Criar”.

Ao abrir um segundo diálogo digite o nome do ponto que pode ser ‘Pro Tools 10′. Clique em “Criar”, aguarde alguns segundos e o Windows criará o ponto de restauração. Em seguida feche os diálogos.

Ainda antes de reinstalar o Pro Tools 10 faça o seguinte…

5) Desative seu antivírus. Normalmente clicando com o botão direito do mouse no ícone da bandeja do sistema, consegue-se isso.

Vamos instalar o Pro Tools agora…

6) NO WINDOWS 7: Vá até o instalador do programa, clique com o botão direito no mesmo e escolha “Executar como administrador” e siga todos os passos normais de instalação.

7) NO WINDOWS 8: Vá até o instalador do programa e clique com o botão direito no mesmo escolhendo “Solucionar problemas de compatibilidade”, no diálogo que abrirá escolha a opção “Solucionar problemas de programa”. Na próxima opção escolha “O programa funcionou em versões anteriores do Windows mas não é possível instalar ou executar o programa no momento”.

Clique em “Avançar”…

Na próxima opção escolha “Windows 7″.

Clique em “Avançar”…

Clique agora em “Testar o programa” e será instalado  em modo de compatibilidade.

No final da instalação clique em “Avançar” e no diálogo final marque a opção “Sim, salvar essas configurações para o programa”.

Após a instalação do programa, ainda não o rode pela primeira vez. Faça o seguinte, antes, tanto no Windows 7 como no 8…

8) Vá até a pasta do programa no seu Windows (C:\Arquivos de Programas(x86)\Avid\Pro Tools) se o seu Windows for de 64 bits e clique no aplicativo do programa com o botão direito, depois em “Propriedades”. Vá na aba “Compatibilidade” e em “Modo de compatibilidade” escolha “Windows 7″ em executar este programa em modo de compatibilidade.

Em “Nível de privilégio” marque a opção “Executar este programa como administrador”.

Ok. Já pode usar o Pro Tools 10 sem problemas no seu Windows, mas, atenção, o HD fragmentado costuma causar problemas ao Pro Tools, portanto mantenha-o otimizado.

Outra experiência que tive foi a de usar o Windows 7 Ultimate numa determinada época e ter vários problemas, não só com o Pro Tools como também com o Cubase. Quando instalei o Windows 7 Profissional 64 bits não tive mais problemas.

Requisitos do Windows para instalação do Pro Tools 10:

Windows 7 Home Premium, Profissional, ou Ultimate com Service Pack 1
RAM: 2GB mínimo, 4GB (ou mais) recomendado
Mínimo de 2 núcleos de processamento.

Grande abraço e ótimas gravações!

About these ads

Manda ver aí...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s